Indique este site

Desculpe! Erro ao realizar sua indicação!
Tente novamente em breve.

Obrigado! Indicação realizada com sucesso!
Continue indicando o site da Prima.

Voltar

Prima
Central de vendas: 0800.557074
PABX: (12) 2136-7200

Grêmio Náutico União

Clientes

Grêmio Náutico União

www.gnu.com.br/
Casos
de sucesso

Grêmio Náutico União: mais de 100 anos de história organizados pelo SophiA Acervo

Grêmio Náutico União: mais de 100 anos de história organizados pelo SophiA Acervo

Fundado em 1º de abril de 1906 por seis jovens, o Grêmio Náutico União foi a realização do sonho de ver o Remo, esporte preferido deles, nas águas do Guaíba, em Porto Alegre – RS. A partir de um barraco de tábuas a instituição foi crescendo com o passar do tempo, tendo como principal objetivo incentivar a prática e cultura dos esportes.

Mais de cem anos depois o propósito segue o mesmo, mas a infraestrutura cresceu. Hoje, o Grêmio Náutico União possui três sedes, mais de 60 mil associados e cerca de 450 colaboradores, colocando-se com um dos maiores clubes da América Latina e o terceiro maior no Brasil. Para organizar a memória e tantos anos de história, o Clube mantém um Museu, organizado e informatizado por meio do SophiA Acervo.

O espaço possui a guarda de um acervo heterogêneo, com mais de 15 mil peças, sob a responsabilidade direta de dois funcionários, entre eles a museóloga Vera Rangel. Segundo ela, ali são organizados 109 anos de história, materiais que contam a trajetória de inúmeras modalidades esportivas, algumas delas não mais praticadas como Water-Polo, Saltos Ornamentais e Bolão. “O suporte do Museu é seu patrimônio imaterial, ou seja, a história da instituição. O acervo material é consequência e testemunha de fragmentos desta história”, relata Vera.

Com tantos documentos no Museu, na década de 90 foi criado um programa pelo Departamento de Informática do clube, em DOS. Porém a necessidade de modernizar o trabalho, devido a defasagem do sistema próprio, levou a instituição a contratar o SophiA Acervo em 2011. “O benefício com o SophiA é a competente atualização do programa e a possibilidade de disponibilizar a informação ao público pela internet, por meio da interface entre a página do GNU e o SophiA do Museu”, explica.

O Museu GNU é aberto aos sócios e visitantes do clube. Por meio de sua história ajuda universitários dos cursos de formação em Educação Física a pesquisar modalidades esportivas, como: Remo, Natação, Esgrima, entre outros. “A segurança das informações é o grande objetivo e também o rápido acesso a elas, e conseguimos isso por meio do SophiA Acervo”, afirma Vera.

Depoimento

O suporte do Museu do Grêmio Náutico União é seu patrimônio imaterial, ou seja, a história da instituição. O benefício com o SophiA é a competente atualização do programa e a possibilidade de disponibilizar a informação ao público pela internet, por meio da interface entre a página do GNU e o SophiA do Museu. A segurança das informações é o grande objetivo e também o rápido acesso a elas, e conseguimos isso por meio do software.
Vera Rangel

Vera Rangel
Museóloga do Grêmio Náutico União

Leia mais depoimentos