Indique este site

Desculpe! Erro ao realizar sua indicação!
Tente novamente em breve.

Obrigado! Indicação realizada com sucesso!
Continue indicando o site da Prima.

Voltar

Prima
Central de vendas: 0800.557074
PABX: (12) 2136-7200

Instituto  Butantan

Clientes

Instituto Butantan

www.butantan.gov.br/Paginas/default.aspx
Casos
de sucesso

SophiA Acervo no Instituto Butantan: segurança dos registros científicos

SophiA Acervo no Instituto Butantan: segurança dos registros científicos

O Instituto Butantan, além de ser o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, desenvolve estudos e pesquisa básica nas áreas de Biologia e de Biomedicina relacionadas, direta ou indiretamente, com a saúde pública. Para isso, mantém coleções científicas zoológicas e utiliza para organização informatizada dos dados o SophiA Acervo.

Desde 2010, quando um incêndio comprometeu parte das coleções de aranhas e serpentes do Instituto e alguns dados se perderam, viu-se a necessidade de informatização. O registro era feito em livros, fichas e os mais recentes em planilhas de computador, mas não havia um software para unificar estes elementos. Em 2012 foi adquirido o SophiA Acervo, sendo a ação parte de um projeto patrocinado pela Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, para a informatização do instituto.

Hoje três biólogos trabalham diretamente com o SophiA para a inclusão dos dados, Gabrielle Andrade é uma delas. “Além da segurança das informações, a informatização das coleções ajuda no acesso ao público. Por meio do terminal web do SophiA Acervo, a comunidade científica pode realizar diversas pesquisas em nosso site”, afirma a bióloga.

Quando forem concluídas as etapas de levantamento e informatização das coleções zoológicas o próximo passo será disponibilizar no acervo artigos e demais materiais científicos produzidos no Butantan.

Depoimento

Desde 2010, quando um incêndio comprometeu parte das coleções do Instituto Butantan e alguns dados se perderam, viu-se a necessidade de informatização. Em 2012 foi adquirido o SophiA Acervo, que além de fornecer segurança para as informações, ajuda no acesso ao público. Por meio do terminal web do SophiA a comunidade científica pode realizar diversas pesquisas em nosso site.

Gabrielle Andrade
Bióloga do Instituto Butantan

Leia mais depoimentos