Indique este site

Desculpe! Erro ao realizar sua indicação!
Tente novamente em breve.

Obrigado! Indicação realizada com sucesso!
Continue indicando o site da Prima.

Voltar

Prima
Central de vendas: 0800.557074
PABX: (12) 2136-7200

Notícias

Participação da família na escola: como ampliar a comunicação na comunidade escolar

Participação da família na escola: como ampliar a comunicação na comunidade escolar

A parceria entre a escola e a família é fundamental para o processo de formação do aluno e isso é obtido por meio da comunicação intensa e eficaz entre as partes. Porém a participação ideal da família na escola é muitas vezes comprometida pela rotina dos responsáveis e pela dificuldade dos profissionais da instituição em manter um diálogo contínuo.

Para construir esta relação com bases fortes é crucial que ambas partes tenham em mente o único objetivo comum: conduzir as crianças e jovens a um futuro melhor. Para isso os princípios e critérios utilizados na educação precisam estar alinhados, tendo acompanhamento dos responsáveis nas métricas e no desenvolvimento geral do aluno.

A escola deve fornecer um ambiente propício para a manutenção da comunicação. Por meio da gestão organizada, com informações disponibilizadas em múltiplas plataformas, é possível estimular o acompanhamento dos alunos. A internet, com as mídias sociais e aplicativos móveis, pode e deve ser aliada neste processo.

O software SophiA para gestão escolar oferece controle completo para a instituição de ensino, nos âmbitos administrativo e acadêmico, mas também tem fortalecido continuamente seus canais de comunicação para que a escola e a comunidade escolar tenham o relacionamento facilitado. O terminal web, o aplicativo SophiA e o módulo Professor, no qual o profissional pode lançar informações de forma direta, são exemplos deste esforço pela comunicação.

É preciso que as escolas estejam atentas às novas tendências de comunicação e gestão, a fim de preservar a qualidade do serviço prestado, criando laços não só com os alunos, mas com toda a comunidade escolar por meio do diálogo aberto.