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Prima lança projeto "Philos: plante organização, colha conhecimento"

Prima lança projeto "Philos: plante organização, colha conhecimento"

Objetivo é implantar o sistema gratuitamente em escolas públicas

A leitura é fonte de autonomia na busca pelo conhecimento, porém, infelizmente, é um hábito pouco cultivado entre os brasileiros. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope no ano passado, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. Para auxiliar na construção de um cenário diverso a esse, de estímulo à leitura, a Prima – empresa desenvolvedora dos softwares da família SophiA, criou o projeto “Philos: plante organização, colha conhecimento”, que distribuirá licenças do sistema de gestão Philos para bibliotecas em escolas públicas.

Por meio do projeto, mensalmente serão doadas até 80 cessões de uso do software, desenvolvido especialmente para gestão de bibliotecas escolares. Serão contempladas escolas públicas de Educação Básica, sejam elas municipais ou estaduais, e poderão ser aceitas até 5 escolas por município, quando se tratarem de capitais, e, 2 escolas nos demais municípios.

Para se inscrever é preciso entrar no site www.bibliotecaescolar.com.br/projetophilos e efetuar o cadastro da instituição. As informações serão analisadas e a escola será informada sobre o resultado da avaliação, em caso positivo a Prima entrará em contato para a instalação do sistema.

Eduardo Voigt, diretor da empresa, acredita que há um grande ganho na organização desses espaços nas escolas, pois o tempo gasto na gestão dos processos de rotina pode ser aplicado em atividades de real estímulo à leitura. “Buscamos a valorização das bibliotecas como espaços realmente transformadores. Por meio desse projeto de doação queremos que as bibliotecas escolares possuam uma gestão organizada, com a leitura ocupando um papel central no dia-a-dia da escola”, afirma Voigt.

Por meio da utilização do software o diretor acredita que os espaços serão mais atrativos para os alunos. “Ao visitar as escolas percebemos que a biblioteca escolar tem um papel secundário para a gestão, e, para os alunos também, pouco estimulados a utilizá-la”, diz Voigt. “Queremos fazer a nossa parte para contribuir com a transformação desses espaços, para o fomento à leitura por meio do primeiro passo: a organização das bibliotecas e a mudança para um ambiente vivo”, completa.